Ainda o protocolo

Como sabem sou contra a frases incendiárias, sou contra a análises pouco rigorosas como esta sobre o protocolo feito esta semana a propósito do hospital. É que quem se der ao trabalho de fazer um balanço entre o que ganhamos e o que perdemos com o protocolo celebrado, vê obviamente que os ganhos são maiores do que as perdas. E penso que é essa análise rigorosa que devemos fazer para que a perda não seja apenas a única coisa em destaque. Por isso, considero que o mais importante agora é que o protocolo seja cumprido e que problemas como a falta de médicos em algumas extensões de saúde (ex: Salreu) sejam ultrapassados e que algumas extensões sejam mesmo melhoradas como prevê o protocolo.

Em termos gerais, ganhamos dois médicos das 20h00-24h00 com análises, coisa que não tínhamos, ganhamos mais algumas especialidades em termos de consulta, ganhamos uma ambulância INEM, ganhamos a intervenção da VMER de Aveiro, ganhamos um heliponto para operações com helicópteros, ganhamos telemedicina, ganhamos a requalificação das extensões de Veiros, Canelas e Fermelã, sendo as duas últimas novidade.

Mantemos a possibilidade de assistência aos acidentes químicos como já acontecia a qualquer hora do dia ou da noite e perdemos a consulta não programada durante a madrugada.

É óbvio que não deixa de ser uma perda, mas num balanço global, o hospital melhora e os cuidados de saúde também. Portanto, penso que apesar da perda, não podemos dizer que o hospital saiu prejudicado com este protocolo. Na verdade, sai reforçado. Além disso, penso que o hospital tem com este protocolo uma base de futuro que não tinha caso não tivesse sido assinado nada. É que no caso de não existir acordo, a política seria no sentido de fechar o hospital dentro de 2 a 3 anos. Com este acordo esse é um horizonte que fica afastado. Depois há também um outro factor positivo. A Câmara tem pela primeira vez algum poder de intervenção nesta área e isto poderá ser vantajoso no futuro com um governo diferente e com outra política de saúde.

E foi por causa das análises incendiárias que deixei aqui o fich. do protocolo, para que cada um o possa ler e avalie por si as vantagens e as perdas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s