Um século

Em Setembro, a escola das Laceiras, em Salreu, vai fazer 100 anos. Vai haver festa. Não vou estar presente com muita pena minha. Afinal foi lá que aprendi as primeiras letras. Não tenho uma única fotografia desse tempo. Nem um único registo. Também não tenho grande memória dos colegas. Apenas me lembro de uma colega. O resto apagou-se. E lembro-me da professora. E da sala, que ainda hoje existe em versão mais reduzida. E lembro-me de lá voltar um dia (2002) para levar o espaço aos mais pequenos. E foi aí que a memória do passado voltou. Como volta sempre que lá regresso. Mas é uma memória já difusa, apagada pelo desgaste dos anos. É que já lá vão 30 anos. Por isso, gostava de ter uma foto. De ter um registo daquela época.

Anúncios

6 thoughts on “Um século

  1. Oh..Zé então esse teu sonho é capaz de não ser assim tão dificil de satisfazer…diz-me quem foi a tua professora e em que ano andaste. Pode ser que se descubra quem foram os teus colegas…engraçado andei lá na tua altura e não me lembro nadinha de ti…também já lá vão uns bons aninhos.
    E pois…100 anos, são muitos e dignos de serem festejados. Esperemos que se faça algo importante pois esta Escola é digna de tal.

  2. E já agora passem a tratá-la por “Universidade” tal as fornadas de gente boa e culta que põs cá para fora.
    E mesmo havendo algumas excepções, sou da opinião que as “autoridades escolares” deveriam tentar apanhar o maior numero possivel de ex-alunos para uma “lembrança” colectiva. Será assim tao dificil????
    e nao esqueçam os profs e ex-profs

  3. Pois eu passei por lá entre 1981 e 1985… grandes tempos! As minhas professoras foram a Ana Teresa e a Ana de Lourdes…

  4. Eu andei entre, por aí, 1966 e 1969.
    Recordo como professores a Zenaida e o Prof. Oliveira, recentemente falecido.
    Lembro-me que em determinado ano, o tecto da minha sala desabou (durante a noite, felizmente) e fomos transferidos para os antigos moinhos do Visconde, com acesso pela Rua do Mato.
    Também pergunto: será que não existem fotografias?

    PS: É claro que não me lembro de nenhum dos anteriores “comentadores”. ihihihihih

  5. Pois…Zé…achava-me eu da tua idade…mas ok…afinal acho que o meu ano foi…75/76. Como Profs. tive a D.Joaninha e a D. Maria José. Tenho a sorte de ter uma foto com ambas as prof.e respectivas turmas. É uma boa recordação.
    Sim, não haja dúvida que muito boa gente passou por esta escola. Espero que seja feita uma festa digna. Pela parte que me toca, e sendo eu neste momento a Presidente da Associação de Pais da Escola, estarei disponivel para colaborar em qualquer iniciativa.
    Para já, acho que seria interessante uma recolha de todas as fotos existentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s