De novo a piscina

Devo confessar que até hoje ainda não percebi muito bem qual é a razão da oposição do Vladimiro Jorge à nova piscina? E gostava de saber. E gostava de saber com clareza. Também não percebi muito bem outros comentários de oposição, que me parecem apenas fugas para a frente quando os argumentos são pouco coerentes. Ou seja, parece-me óbvio que muita gente não leu o relatório técnico de 2003, que apontava como solução mais racional a construção de uma nova infra-estrutura. E isto faz com que a discussão seja pouco rigorosa, o que me mete sempre alguma impressão. Ora, não me parece que este seja o caminho correcto na discussão.

Não sou obviamente adepto de obras de regime ou inúteis, mas desde que li o relatório sobre a piscina pareceu-me óbvio que a construção de uma nova piscina seria a solução mais sensata. Portanto, a opinião que tenho não é baseada em conversas de ocasião, nem em alinhamentos políticos. É baseada num relatório que me parece fiável e rigoroso.

Na altura, o relatório técnico detectou os seguintes problemas na piscina e que não têm sido citados nesta discussão. E já é a segunda vez que escrevo sobre isto.

– Custos de manutenção elevados – só no ano de 2001 foram gastos mais de 150.000 euros.
– Falta de bombas doseadoras de tratamento de água
– Circulação da água é insuficiente
– Filtragem insuficiente
– Não existem tanques de compensação
– Não existe Unidade de Tratamento do Ar
– Estrutura metálica, com elevada corrosão
– Falta de estruturas de apoio, nomeadamente local para os pais assistirem às aulas, bancada, cadeira elevatória para deficientes, etc..

Com base nisto o estudo propunha 3 soluções, que me parecem acertadas na sua enunciação:

Solução 1
Recuperação do edifício existente. Investimento reduzido, baseado na substituição de revestimentos, tubagens, substituição de equipamentos, substituição de infra-estruturas mecânicas e eléctricas, substituição de caixilharia e correcções pontuais da edificação. Vão contudo prevalecer os problemas funcionais mais graves. O investimento garante o mínimo de condições por mais três/quatro anos.

Solução 2
Remodelação total e profunda do edifício existente, com o aproveitamento da parte estrutural. Pretende-se cumprir as normas da Directiva CNQ (Conselho Nacional Qualidade). Implica a demolição dos tanques, para aplicação de caleira finlandesa e tanque de compensação. O resultado fica sempre condicionado pelas áreas e estrutura de betão. O problema crucial do edifício existente (a dimensão dos tanques) não será resolvido. Será uma solução condicionada onde não se poderão efectuar algumas provas de natação, nomeadamente nacionais. Acrescem ainda os problemas inerentes à manutenção.

Solução 3
Construção de um complexo de piscinas municipais totalmente novo.
O projecto cumprirá as mais recentes exigências funcionais e tecnológicas para este tipo de edifícios.

Dadas as conclusões produzidas, parece-me natural que se tenha optado pela construção de uma nova piscina. E acho que é com base nestas conclusões que se deve fazer a discussão. É claro que quem acha que a piscina não se justifica porque serve um número reduzido de pessoas no concelho, deve ser coerente na argumentação e dizer o mesmo da biblioteca e do cine-teatro. Mas quem não entra neste tipo de argumento pode facilmente pronunciar-se com base nas conclusões aqui explanadas.

É óbvio que o PS local nunca estudou o dossier a sério e fez aquilo que é muita da discussão actual. Falou com bases em impressões vagas. E é pena que o tenha feito, pois um partido político não pode agir como um comentador de blogosfera.

P.S. O link para a nova piscina.

Anúncios

2 thoughts on “De novo a piscina

  1. Pingback: De novo a piscina « Terra Nostra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s